Eletiva nº 10 - CORPO E MOVIMENTO: RITMOS E JOGOS

RESPONSÁVEL


GRASIELLE VERONICA ROSA

 MAS AFINAL, DO QUE SE TRATA ESTE TEMA?
  • oferecer uma abordagem prática e teórica, focada na criação, adaptação e compreensão dos jogos e danças.
  •  O QUE SERÁ FEITO DURANTE A ELETIVA?
  • Desenvolver habilidades motoras, cognitivas e socioemocionais dos estudantes por meio da construção, adaptação e análise de jogos e danças, incentivando a criatividade, o trabalho em equipe, a resolução de problemas e a valorização da cultura lúdica, abordando competências e habilidades, assim como aprimorar a habilidade de reconhecer os aspectos compartilhados pelos jogos e danças, tais como a colaboração, a sinergia de equipe e a comunicação eficaz.
  •  E COMO SERÁ A CULMINÂNCIA?
  • Apresentação dos trabalhos realizados durante a eletiva demonstrando a diversidade de jogos e danças.
  •  QUAIS SÃO AS DISCIPLINAS DE REFERÊNCIA?
    •  Educação Física



    Eletiva nº 11 - Escrevendo o Futuro: Desenvolvendo Voz, Expressão e Criatividade

    RESPONSÁVEL


    Marise Pires

     MAS AFINAL, DO QUE SE TRATA ESTE TEMA?
  • A escrita é uma das formas mais poderosas de expressão humana. Para os alunos do 8º e 9º ano, desenvolver a habilidade de redigir textos com clareza, coesão e criatividade é essencial não apenas para o desempenho escolar, mas também para a formação cidadã e crítica. O projeto “Escrevendo o Futuro” tem como objetivo motivar os estudantes a aprimorarem suas produções textuais por meio de práticas diversificadas, desafiadoras e significativas, estimulando o gosto pela leitura e escrita e promovendo a autonomia no uso da linguagem
  •  O QUE SERÁ FEITO DURANTE A ELETIVA?
  • A proposta será desenvolvida por meio de atividades práticas e interativas, como oficinas de escrita, rodas de leitura, produção coletiva e individual de textos, uso de recursos audiovisuais, correções colaborativas, jogos linguísticos e debates temáticos. As práticas envolverão momentos de leitura, planejamento, escrita e reescrita
  •  E COMO SERÁ A CULMINÂNCIA?
  • Organização de uma Feira Literária da Escola, com a exposição dos textos produzidos durante o projeto (em painéis, revistas, varal literário ou e-book). Os alunos poderão apresentar contos, poemas, crônicas, cartas abertas e artigos de opinião, além de realizar leituras dramatizadas e apresentações orais.
  •  QUAIS SÃO AS DISCIPLINAS DE REFERÊNCIA?
    •  Língua Portuguesa



    Eletiva nº 12 - Paisagem e pintura

    RESPONSÁVEL


    DANILO CARRILHO SANTOS

     MAS AFINAL, DO QUE SE TRATA ESTE TEMA?
  • Promover a apreciação e a representação das paisagens por meio da pintura, desenvolvendo a criatividade, a expressão artística e a leitura crítica do espaço geográfico.
  •  O QUE SERÁ FEITO DURANTE A ELETIVA?
  • Representação das paisagens por meio da pintura, desenvolvendo a criatividade, a expressão artística e a leitura crítica do espaço geográfico.
  •  E COMO SERÁ A CULMINÂNCIA?
  • Exposição Artística na Escola (Galeria de Paisagens)
  •  QUAIS SÃO AS DISCIPLINAS DE REFERÊNCIA?
    •  Geografia



    Eletiva nº 13 - Matemática Fractal: Beleza, Padrões e Curiosidades

    RESPONSÁVEL


    ALLAN DE SOUZA FILGUEIRA

     MAS AFINAL, DO QUE SE TRATA ESTE TEMA?
  • Compreender os conceitos de fractais e suas aplicações nos conteúdos matemáticos de forma prática, interdisciplinar e artística
  •  O QUE SERÁ FEITO DURANTE A ELETIVA?
  • Compreender os conceitos de fractais e suas aplicações nos conteúdos matemáticos de forma prática, interdisciplinar e artística
  •  E COMO SERÁ A CULMINÂNCIA?
  • Exposição "Universo Fractal" Criação de uma exposição com painéis, vídeos, dobraduras e produções artísticas feitas pelos alunos. Cada grupo explicará o fractal construído e os conceitos matemáticos por trás dele.
  •  QUAIS SÃO AS DISCIPLINAS DE REFERÊNCIA?
    •  Arte
    •  Matemática



    Eletiva nº 14 - Entre linhas e argumentos: Redação ENEM com repertórios socioculturais

    RESPONSÁVEL


    LETICIA DE PAULA DOS SANTOS

     MAS AFINAL, DO QUE SE TRATA ESTE TEMA?
  • Estimular a redigir textos dissertativo-argumentativos com grau crescente de clareza e coesão, segundo o padrão culto da Língua Portuguesa, aguçando a percepção, a linguagem, a memória e a reflexão, observando as conexões com textos e conceitos filosóficos, sociológicos, históricos, culturais e afins, além de debater sobre possíveis temas que o Enem possa cobrar na avaliação de 2025. Como objetivo final e não menos importante, a disciplina procura elevar o desempenho dos alunos nas avaliações externas e ENEM no que se refere à leitura, interpretação e, principalmente, na produção textual. Seguindo sempre as orientações dos Parâmetros Curriculares Nacionais do MEC (1997).
  •  O QUE SERÁ FEITO DURANTE A ELETIVA?
  • Desenvolver técnicas específicas para que aprendam a desenvolver as suas ideias com criticidade aliadas ao cumprimento das regras da Língua Portuguesa inserido no gênero textual dissertativo argumentativo cobrado pelo Enem. Proporcionar o hábito de escrever e reescrever os textos, aprimorando o modo da escrita. Além disso, ampliar o conhecimento dos estudantes sobre diversos temas e variados repertórios socioculturais que podem ser utilizados na produção textual com o intuito de alcançar a nota máxima na competência II da grade do ENEM.
  •  E COMO SERÁ A CULMINÂNCIA?
  • A culminância do projeto visa consolidar o conhecimento adquirido pelos estudantes durante as aulas de redação, ao mesmo tempo, empoderar os alunos como protagonistas do processo educativo. Através de metodologias ativas e do trabalho colaborativo em grupo, os alunos da 1ª e 2ª série do Ensino Médio explicarão a estrutura da redação do ENEM para outras turmas da escola e apresentarão diversos repertórios socioculturais que podem ser utilizados em diferentes temas ao produzir um texto. Essa abordagem proporciona uma revisão aprofundada dos conteúdos, fortalecendo o aprendizado e promovendo a capacidade de ensinar e compartilhar conhecimento. Além disso, será feito uma exposição das produções textuais e a escolha das melhores redações, onde será feito a análise dos textos e selecionados as três melhores redações com a entrega de medalhas, mimos e os certificados para o primeiro, segundo e terceiro colocado.
  •  QUAIS SÃO AS DISCIPLINAS DE REFERÊNCIA?
    •  Língua Portuguesa



    Eletiva nº 15 - Poética da Arte Urbana: Reflexo da identidade nas Cidades de Goiás

    RESPONSÁVEL


    Mônica

     MAS AFINAL, DO QUE SE TRATA ESTE TEMA?
  • Promover a criatividade e o desenvolvimento artístico por meio da pintura, explorando diferentes técnicas, valorizar e aprender sobre a arte local não é apenas uma forma de preservar o passado, mas também de fortalecer o sentimento de pertencimento e construir pontes para o futuro.
  •  O QUE SERÁ FEITO DURANTE A ELETIVA?
  • Promover a criatividade e o desenvolvimento artístico por meio da pintura, explorando diferentes técnicas, valorizar e aprender sobre a arte local não é apenas uma forma de preservar o passado, mas também de fortalecer o sentimento de pertencimento e construir pontes para o futuro.
  •  E COMO SERÁ A CULMINÂNCIA?
  • • Apresenta sua obra de arte segundo o movimento escolhido para a exposição • Desenvolvimento técnico e criativo apresentando o processo de feitura da sua obra • Conceitua-la e fazer uma reflexão sobre o processo artístico.
  •  QUAIS SÃO AS DISCIPLINAS DE REFERÊNCIA?
    •  Arte



    Eletiva nº 16 - Matemática no esporte

    RESPONSÁVEL


    DEBORA GONCALVES GUIMARAES

     MAS AFINAL, DO QUE SE TRATA ESTE TEMA?
  • O esporte é uma linguagem universal que desperta o interesse e o entusiasmo de crianças e adolescentes. A matemática, muitas vezes vista como abstrata, pode se tornar mais significativa quando contextualizada no universo esportivo. Esse projeto visa aproximar os alunos da matemática através de esportes como futebol, vôlei, basquete, atletismo, entre outros, demonstrando como conceitos como medida, tempo, porcentagem, estatísticas e geometria estão presentes no desempenho dos atletas e nas regras dos jogos. O aprendizado torna-se mais envolvente, concreto e divertido, favorecendo a participação e a construção de saberes
  •  O QUE SERÁ FEITO DURANTE A ELETIVA?
  • O esporte é uma linguagem universal que desperta o interesse e o entusiasmo de crianças e adolescentes. A matemática, muitas vezes vista como abstrata, pode se tornar mais significativa quando contextualizada no universo esportivo. Esse projeto visa aproximar os alunos da matemática através de esportes como futebol, vôlei, basquete, atletismo, entre outros, demonstrando como conceitos como medida, tempo, porcentagem, estatísticas e geometria estão presentes no desempenho dos atletas e nas regras dos jogos. O aprendizado torna-se mais envolvente, concreto e divertido, favorecendo a participação e a construção de saberes
  •  E COMO SERÁ A CULMINÂNCIA?
  • o Atividades esportivas acompanhadas de resolução de cálculos (área, tempo, pontuação). o Exposição de painéis com dados estatísticos e curiosidades matemáticas do esporte. o Jogos interativos: “Quiz Matemático Esportivo”, “Cálculo da Corrida”, “Geometria da Quadra
  •  QUAIS SÃO AS DISCIPLINAS DE REFERÊNCIA?
    •  Educação Física
    •  Matemática



    Eletiva nº 17 - MATEMÁTICA E SUAS PROFISSÕES

    RESPONSÁVEL


    RUBIA SILVA DAS GRAÇAS

     MAS AFINAL, DO QUE SE TRATA ESTE TEMA?
  • proporcionar aos alunos do Ensino Fundamental – Anos Finais o desenvolvimento de competências essenciais para a vida prática e cidadã.
  •  O QUE SERÁ FEITO DURANTE A ELETIVA?
  • -
  •  E COMO SERÁ A CULMINÂNCIA?
  • Apresentar de forma prática os conhecimentos adquiridos durante a eletiva de Matemática e suas profissões promovendo o protagonismo estudantil.
  •  QUAIS SÃO AS DISCIPLINAS DE REFERÊNCIA?
    •  Matemática



    Eletiva nº 18 - Artesanato Afro - Brasileiro

    RESPONSÁVEL


    ROSANGELA DA SILVA PAIXÃO

     MAS AFINAL, DO QUE SE TRATA ESTE TEMA?
  • Valorizar e promover o artesanato afro-brasileiro, contribuindo para a preservação dessa riqueza cultural, promovendo um maior entendimento e respeito entre diferentes culturas. Estimular a criatividade dos alunos, encorajando a criação de peças originais que respeitem e celebrem a tradição afro-brasileira. Promover a consciência da importância do artesanato como expressão cultural e meio de sustento para comunidades tradicionais
  •  O QUE SERÁ FEITO DURANTE A ELETIVA?
  • Estabelecer relações entre passado e presente, discutindo mudanças e permanências de conceitos estruturados nas relações sociais.
  •  E COMO SERÁ A CULMINÂNCIA?
  • Apresentação de danças Afro – Brasileira. Desfile de roupas que retratam a cultura. Exposição de acessórios, artes, comidas típicas e cerâmicas que serão produzidas durante o projeto.
  •  QUAIS SÃO AS DISCIPLINAS DE REFERÊNCIA?
    •  Educação Física
    •  História